Quem Somos

A TECCOL ENGENHARIA LTDA atua no setor da Construção Civil desde o ano de 1981, como empresa construtora, participante de licitações, tendo como principais Clientes, desde a sua fundação, órgãos públicos das esferas Municipal, Estadual e Federal. A sua trajetória de sucesso reflete a sua atual conduta no mercado da construção.

A ideia da abertura da empresa adveio, a princípio, da intenção de criar uma alternativa de complementação de renda para os seus dois fundadores, os Engenheiros Francisco Otoniel de Mesquita Costa e Luiz Garibalde Rabelo de Mendonça que, à época, trabalhavam para órgãos do Governo. Sentiram, então, a necessidade de abrir um negócio próprio, a partir de onde poderiam melhorar as suas condições financeiras.

No ano de 1999, Garibalde Mendonça iniciou o seu primeiro mandato como Deputado Estadual em Sergipe e, em virtude da sua carreira política, resolveu negociar a sua parte da empresa com o sócio Francisco Costa, em 2003. Foi quando os filhos do seu proprietário passaram, então, a integrar a sociedade (vide Diretoria: Sucessão Garantida).

Ao longo dos anos que se sucederam à sua criação, a empresa foi ganhando a confiança do mercado, ao participar de licitações e executar diversos serviços, como obras públicas, particulares e serviços de reforma (vide Portfólio: Obras em Destaque). Chegou ao ano de 2012 com 253 obras concluídas, conquistando notoriedade e solidez no ramo da construção civil.

Em 2009, a Teccol passou a firmar-se também como empresa incorporadora. Sua primeira obra neste segmento foi o Conjunto Habitacional Mariota Mesquita, no município de Estância.

 

Escolha do Nome

O primeiro nome sugerido para construtora foi Taquarí Engenharia Construções e Comércio Ltda, porém, descobriu-se que este já estava em uso. Os seus fundadores resolveram, então, nomeá-la Taquara Engenharia Construções e Comércio Ltda. Após algum tempo no mercado, contudo, os sócios concluíram que a abreviação “Teccol” já havia conquistado maior força e fama no mercado da construção civil, merecendo, portanto, manter-se como nome oficial da empresa, até os dias atuais.